Publicações

A coletânea História Diversa: Africanos e Afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina, organizada por Beatriz G. Mamigonian e Joseane Zimmermann Vidal e lançada pela Editora da UFSC em 2013 visa levar a um público amplo o resultado de pesquisas recentes sobre a temática. Os textos tratam das pessoas escravizadas e libertas, e mais tarde da população negra, como agentes da própria história, mostrando que construíram relações, reivindicaram direitos, lutaram pela liberdade e participaram ativamente da criação do espaço em que viviam, e que conhecemos hoje.
Dos 5.000 exemplares da primeira edição, 4.000 foram distribuídos por escolas e bibliotecas públicas do Estado de Santa Catarina, através de financiamento da FAPESC e apoio da UFSC.





Índice

Introdução: Uma história diversa de Florianópolis (Beatriz Mamigonian e Joseane Zimmermann Vidal)

Capítulo 1: O tráfico de escravos e as fases da presença africana na Ilha de Santa Catarina (Beatriz Mamigonian e Vitor Hugo Bastos Cardoso)

Capítulo 2: Armação Baleeira da Lagoinha: uma grande unidade escravista (Fernanda Zimmermann)

Capítulo 3: Escravidão nos Engenhos de Farinha da Lagoa da Conceição (Ana Carla Bastos)

Capítulo 4: A Irmandade do Rosário de Desterro e seus Irmãos Africanos, Crioulos e Pardos (Cláudia Mortari Malavota)

Capítulo 5: Entre a Diversão e as Proibições: as Festas de Escravos e Libertos na Ilha de Santa Catarina (Jaime José dos Santos Silva)

Capítulo 6: Quilombos e fugas de escravos na Ilha de Santa Catarina (Martha Rebelatto)

Capítulo 7: Africanos e descendentes na história do primeiro Mercado Público de Desterro (Fabiane Popinigis)

Capítulo 8: Victorino de Menezes: Um Comerciante de Escravos em Desterro (Rafael da Cunha Scheffer)

Capítulo 9: Da Escravidão à Liberdade na Ilha de Santa Catarina (Henrique Espada Lima)

Capítulo 10: Cruz e Sousa: de Desterro para o panteão da poesia simbolista (Elizabete Espíndola)

Capítulo 11: Patápio Silva: Trajetória do flautista interrompida em Florianópolis (Maurício Oliveira)

Capítulo 12: Clubes e Associações de Afrodescendentes na Florianópolis das décadas de 1930 e 1940 (Maria das Graças Maria)

Outra produção do projeto é o artigo

DELGADO, Andréa Ferreira e MAMIGONIAN, Beatriz Gallotti. "Santa Afro Catarina: acervo digital e Educação Patrimonial". Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC; v. 21, n. 31 (2014): Dossiê Acervos de Pesquisa. Texto completo

Resumo: A reflexão sobre a constituição de um acervo de documentos acerca da presença de africanos e afrodescendentes na Ilha de Santa Catarina para o website “Santa Afro Catarina” é o foco desse artigo. No Programa Santa Afro Catarina, o trabalho com documentos históricos no ofício do historiador e na produção do conhecimento histórico escolar foi articulado a uma proposta de Educação Patrimonial. Composta por um conjunto de projetos que procuram ressignificar o espaço urbano e propor novas abordagens para o ensino da História local e o turismo cultural, a proposta se baseia em tramas históricas constituídas por pesquisa, que dão visibilidade ao protagonismo de homens e mulheres, escravos e libertos de origem africana, numa gama de experiências individuais e coletivas.