Projetos articulados


O Programa Santa Afro Catarina articula diferentes projetos:

Website Santa Afro Catarina – a constituição de um acervo digital de documentos é o eixo das atividades que compõem o programa. A busca pela articulação entre a pesquisa histórica e o ensino de história orientou a estruturação do website nas seções “Temas”, “Acervo”, “Espaço”, “Tempo”, “Roteiros” e “Na Escola”. Essas divisões proporcionarão diferentes percursos de leitura e de pesquisa. O website em construção será constituído por narrativas temáticas por meio das quais os usuários poderão ter acesso a informações sobre pessoas, eventos, lugares e a documentos textuais e iconográficos obtidos em arquivos e bibliotecas. Além disso, estarão disponíveis os Roteiros Históricos desenvolvidos a partir das narrativas temáticas e atividades de análise dos documentos disponibilizados. Os professores terão acesso a textos para formação continuada, sugestões bibliográficas e orientações para explorar o conteúdo do site.

Santa Afro Catarina na Escola: Experiências de Educação Patrimonial – Presta assessoria a professores para o uso do website “Santa Afro Catarina” e dos Roteiros Históricos no ensino de História. É desenvolvido em sete instituições escolares (quatro escolas municipais, uma escola federal, dois núcleos de Educação de Jovens e Adultos). Elaboramos instrumentos para acompanhamento das experiências de educação patrimonial: materiais para inventário das ideias prévias dos alunos sobre a escravidão em Santa Catarina; Diário de Campo para o bolsista registrar o acompanhamento do planejamento, das aulas e do Roteiro Histórico; filmagem do Roteiro Histórico; produção de atividades de análise de documentos históricos, de construção de narrativas históricas e de síntese.

Caixa de História Santa Afro Catarina: Educação Patrimonial e História Local – consiste na concepção, produção e distribuição de um conjunto de documentos e atividades didáticas correlatas, acompanhados de Guia para o Professor, que serão doados para todas as Escolas da Rede Municipal e Estadual de Educação Básica de Florianópolis.

Roteiros Históricos na Ilha de Santa Catarina –  consiste na oferta de roteiros temáticos, construídos a partir da pesquisa histórica, conduzidos por condutores qualificados pelo centro de Florianópolis e pelos distritos da Armação do Pântano do Sul e do Ribeirão da Ilha, destinados a moradores, turistas e alunos de instituições escolares e universidades.

Santa Afro Catarina na Escola: Roteiros Históricos –  consiste na assessoria para dez professores da rede pública, que agendarem os Roteiros Históricos, utilizarem o website Santa Afro Catarina para a produção de materiais didáticos. Para tanto, foi desenvolvida a seguinte metodologia: contato com os professores; levantamento da proposta didática associada à realização dos Roteiros Históricos; proposição de assessoria para planejamento de sequências didáticas com a utilização do material do website “Santa Afro Catarina”; acompanhamento das aulas que antecedem a realização do Roteiro Histórico; desenvolvimento de metodologia para os alunos produzirem fotografias durante o Roteiro Histórico; proposição de atividades de construção de narrativas históricas a partir das fotografias e do Roteiro Histórico; acompanhamento das aulas posteriores ao Roteiro Histórico e de síntese.

Curso “Educação Patrimonial e o programa Santa Afro Catarina” – Realizado em 2014, consistiu na formação continuada de 40 profissionais, com vistas a estimular a elaboração de projetos de educação patrimonial nas escolas públicas contemplando identificação, registro, valorização e divulgação do patrimônio cultural. O público alvo foi: professores da educação básica; alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Artes, Ciências Sociais, História, Geografia, Museologia, Pedagogia e áreas afins; profissionais das áreas de museus, arquivos e demais instituições culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário