Roteiros Históricos

O Programa Santa Afro Catarina desenvolveu percursos históricos associados à história da presença africana e afrodescendente em Santa Catarina, com base em pesquisa documental e bibliográfica e em diálogo com a produção historiográfica atualizada sobre a história do Brasil e do Atlântico. Os roteiros são conduzidos por historiadores credenciados e percorrem espaços do centro de Florianópolis e do sul da Ilha de Santa Catarina, proporcionando aos participantes uma experiência única de reflexão sobre a história e o patrimônio cultural da região.

Entre o final de 2011 e o primeiro semestre de 2015, o Programa Santa Afro Catarina ofereceu ao público a condução de Roteiros Históricos gratuitos no primeiro sábado de cada mês, com o apoio da UFSC e do PROEXT/MEC. Em 2013 e 2014, os roteiros foram oferecidos também para turmas de alunos das redes de ensino pública e particular, como parte das atividades do Santa Afro Catarina na Escola.

Em 2015, entramos em nova fase, com os roteiros reformulados, a profissionalização dos condutores e nova logística de agendamento. Os interessados em agendar roteiros para grupos devem escrever para santaafrocatarina@gmail.com

Os roteiros disponíveis são:

Armação Baleeira e Engenhos do Ribeirão da Ilha: Apresenta a história da ocupação do Sul da Ilha por meio das atividades produtivas e dos grupos sociais nela engajados, desde a fundação da Armação baleeira da Lagoinha até o estabelecimento de engenhos de farinha, de açúcar e alambiques que adotavam a mão de obra escravizada. Baseado em pesquisa inédita em documentos eclesiásticos e cartoriais, o módulo traz muitas trajetórias individuais escravos africanos e crioulos, de lavradores pobres e de pequenos e médios proprietários de escravos de origem açoriana.

Viver de Quitandas: Associa a paisagem urbana de Desterro às de outras freguesias da Ilha de Santa Catarina e do litoral adjacente ao abordar o abastecimento e a produção de gêneros alimentícios. O porto, a antiga Praça de Mercado e as ruas de Desterro emergerm como locais de trabalho e de sociabilidade para muitos escravos e libertos, homens e mulheres de origem africana, que desempenham atividades relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios produzidos na Ilha e no litoral adjacente.

Devoção ao Rosário e Festas de Africanos na Ilha: Apresenta aspectos da religiosidade e da cultura afro-brasileira através da história da Irmandade do Rosário de Florianópolis e dos registros de batuques na cidade. Acompanha as transformações do uso do espaço público para manifestações culturais de afrodescendentes, alvo de sucessivas proibições e repressão no século XIX.

A Desterro de Cruz e Sousa: Situa a trajetória do escritor e poeta Cruz e Sousa no espaço da cidade de Desterro, desde sua infância durante a Guerra do Paraguai até seu engajamento na campanha abolicionista. Por meio das experiências desse personagem, aborda a vida literária e cultural do país e a história da escravidão e da liberdade nas décadas de 1860 a 1880.


Em preparação:

A Lagoa também é dos pretos e das pretas
Armação da Piedade e engenhos em São Miguel
Pós-Abolição: reformas urbanas em Florianópolis
Antes do Miramar: o porto de Desterro/Florianópolis